Thursday, June 16, 2011

Matematica da gravidez

Muita gente ( incluindo homens e mulheres) se confundem quando se trata de saber o calculo de uma gravidez. Meu esposo foi um deles que tive que sentar e explicar que a gravidez completa sao de 10 meses e nao de 9, como se fala por ai.

Soa bem estranho esse numero, mas eh assim mesmo. O fato eh que uma gestacao completa sao 40 semanas!! Ou seja 40 semanas divido por 4 semanas ( 1 mes) resulta se em 10 meses certo? O porque de falarem que sao 9 meses, creio que eh porque somente 4% das mulheres tem essa gestacao fechada, alguns bebes nascem antes da data de prevista e outros nascem depois, muitas mulheres nao aguentam esperar e ja marcam a cesareana antes, o que leva os calculos `a certeza que a gestacao foi de 9 meses.

A data de inicio da gestacao nao eh contada pelo dia que o bebe foi concebido, o que nao da pra saber o dia com certeza absoluta, pq nao se sabe quanto tempo o espermatozoide demorou para fecundar o ovulo. Para nos mamaes, temos uma nocao bem aproximada da data, principalmente o dia que estamos Mais Ferteis, ne?rs

Porem, os medicos se baseiam na data da ultimo periodo que tivemos, e por ai eles adicionam 280 dias e  dai " adivinham" a data que o bebe vira ao mundo.

Com isso meninas, nao se apavorem, se essa data chegar e seu bebe nao resolver aparecer. O Bebe eh o unico que sabe a data de aniversario dele, nao queremos adiantar esse dia tao especial!

Se confundi mais a cabecinha de alguem, me avisem...

bjs

9 comments:

  1. Bela! Dá uma olhadinha nesse link aqui: http://www.flaviogameleira.med.br/temas-medicos/70-vacinas-na-gravidez.html
    Acho que ele pode te tirar algumas dúvidas!
    Beijos

    ReplyDelete
  2. Essa contagem de semanas e meses confunde mesmo qualquer um!!!

    Bjokas

    ReplyDelete
  3. Obrigada Ren'ee! Li o artigo e me ajudou sim a esclarecer, ainda estou a tempo de tomar vacinas, caso ha necessidade, vou conversar com o medico na proxima consulta semana q vem.

    bjs

    ReplyDelete
  4. Ai que legal Bela. Eu jah tinha ouvido falar disso por uma Americana, mas nao tinha entendido muito bem. Sua explicacao eh bem melhor, entendi agora haha.

    ReplyDelete
  5. Belinha, pra qual email voce mandou?

    ReplyDelete
  6. É isso ai Bela, segundo o médico q faz meus ultras, são 40 semanas contadas desde o dia em q desceu sua última menstruação...meio confuso isso...mas é vero...Claro q não engravidamos nesse dia, mas como não se sabe exatamente...bom, eu fico tentando lembrar dos momentos mais especiais naquele mês...pra ver se o bebê foi bem feito...hahahahaha...pode isso????

    Tati - Sopa de Letrinhas

    ReplyDelete
  7. Na verdade os medicos contam a partir da data do inicio da ultima mesntruação, então já são duas semanas, entre ela chegar e ir embora e ficarmos ferteis e ovular e conceber....
    Tem tb alguns meses que tem 5 semanas.....
    É uma coisa de doido mesmo !

    ReplyDelete
  8. Confundiu não, Bela, explicou...eu mesma já tinha me feito essa pergunta (9 meses ou 40 semanas?) mas agora sou uma pessoa esclarecida...rsrs... beijos!

    ReplyDelete
  9. Isso mesmo Lu, antes mesmo de conbermos os medicos ja contam...rs

    Bjs

    ReplyDelete