Quando eu trabalhava de au pair e nanny aqui, as maes das criancas tinham suas teorias de como queriam que as kids fossem cuidadas, quando peguei uma recem nascida, a mae me deu um livro para ler ( o qual estou relendo) e assim achei meu trabalho de cuidar de criancas relativamente facil por nao ter que tentar descobrir o que estava errado ou a melhor maneira de cuidar. Era so seguir a formula dada pelos pais e pronto.
Nesse periodo, mesmo inconscientemente criei conceitos e ate PRE-conceitos da maneira de educar, mimar e cuidar de uma crianca. Tentava descobrir o porque deles agirem assim e nao assado, fazer isso e nao aquilo...
Hoje, todas as minhas duvidas estao sendo esclarecidas e minha luta contra todos os conceitos estao sendo dissipados a cada dia que passo com a minha pequena. Eh mais facil falar sobre isso citando exemplos ne?
Humm. deixa pensar...
Uma vez minha patroa falou para eu acordar a baby dela um certo horario para dar uma mamadeira, so que a menina tinha demorado tanto para cair no sono, que quando deu o horario dela mamar determinado pela mae, ela tinha pouco tempo dormindo, dai fiquei com tanta do' que esperei um pouco para ela acordar sozinha. A mae quando chegou em casa, perguntou se ela tinha comido e eu falei a verdade, a patroa ficou brava e me deu um sermao dizendo que era filha dela e ela sabia o q estava fazendo e que era importante seguir a risca o horario pq isso influenciaria nos horarios dela de dormir a noite, nao fiquei com raiva, nem chateada, e pouco tempo depois entendi a agenda que ela estava fazendo para a filha, e gente, nunca cuidei de uma crianca mais sorridente e feliz do que aquela!!!
Fiquei pensando se um dia eu ficaria chateada por alguem nao cuidar da minha baby como eu gostaria, ou se nao ficaria agradecida pela ajuda. Hoje nao tenho essa duvida mais, eu QUERO SIM que sigam o que eu falo, pq na hora de ficar balancando a baby por horas ou com ela pendurada no peito por tempos nao eh outra pessoa a nao ser eu mesma.
Estou tentando criar uma rotina para minha filha, tem dias que eh uma maravilha, outros nem tanto...
Uma coisa que tambem tentei seguir opinioes foi tentar nao dar mamadeira e nem chupeta antes de 1 mes, para nao acontecer aquele negocio de confundir peito e bico. Ah mas quer saber, depois de muita conversa com meu esposo e muita luta com minha propria consciencia , pensei : O que eh mais importante, eu ficar com minha filha por horas chorando pela casa so porque dizem que a chupeta fara ela nao mamar direito ou consola-la de uma vez e faze-la feliz? Dei a chupeta para ela com 1 semana depois que nasceu e ela eh feliz :)
Outra coisa eh sobre a amamentacao, ha algum tempo estou bombando meu leite e colocando na mamadeira para dar durante a madrugada, por ser mais rapido e ela ficar satisfeita por mais tempo, mas percebo que durante o dia ela nao esta feliz so com meu peito, tenho que descongelar sempre o leite bombado e inteirar a mamada de mais de meia hora, ou caso contrario ela fica o dia pendurada e dormindo pouco, so que ai nao sobra tempo e leite para bombar pra noite, dai pergunto: melhor deixa-la chorando de fome so para aprender a comer menos e poupar mais? Ou complemento a noite com leite em po'?
Ontem foi a primeira vez que dei o leite ( que aqui chamamos de formula, no Br eh Nan), estou observando -a hoje para ter certeza que nao tera nenhuma alergia ou prender o intestino dela...
Tem tambem o assunto de balancar o bebe para dormir, dizem que nao eh para acostumar o bebe a dormir balancando para nao acostumar e mimar. Comprei minha cadeira de balanco ainda gravida, uso todos os dias, e uso o swing ( balanco) para ela dormir sempre, uso desde os 15 dias e ela agora nao quer dormir em outro lugar, as vezes fico preocupada que sera dificil desacostuma-la, mas quer saber? quero ve-la feliz, e isso eh que importa, me preocupo com o que sera depois!
Ainda tenho muito o que aprender nessa jornada, e a cada passo percebo que o que mais importa eh ver minha filha feliz, independente do que os livros dizem, ou ate mesmo os medicos, e opinioes alheias, somos as melhores professoras com erros e acertos do dia a dia para o caminho da felicidade do nosso bebe, pois o conhecemos como ninguem!! :)
Uma coisa eu te digo minha amiga: ser mãe é a arte de pagar pela língua. Ou seja, coisa que dizemos a respeito dos filhos dos outros é como cuspir pra cima, acaba caindo no nosso olho!
ReplyDeleteVc tem que criar a sua rotina, o seu jeito de cuidar da sua filha, esse vai ser o jeito certo.
Beijos
Sabe querida, eu to começando a acreditar na máxima de que qdo nasce um bebê, nasce uma mãe! Só vc vai saber o que é bom pra SUA criança!! E nenhum livro, blog, ou mãe mais sabichona pode ser mais eficaz pra sua neném do que vc!!
ReplyDeleteSiga seus instintos menina...tenho certeza q vais no caminho certo!!!!
bjobjo
Oi Belinha tudo bem???
ReplyDeleteVocê sabia que ...
...a sucção é uma atividade que prepara a fala da crianças e previne alguns problemas fonoaudiológicos?
...a amamentação fortalece o vínculo pais - bebê, tornando a criança mais segura e confiante para se expressar?
...o bebê que suga no peito da mãe aprende a respirar corretamente, ou seja, pelo nariz?
...o contato corpo a corpo do bebê com a mãe durante as mamadas desenvolve melhor as atividades psicomotoras, como sustentar a cabeça, rolar, sentar e engatinhar?
...a amamentação previne a ocorrência de infecções de ouvido, evitando complicações futura para a audição?
...mamar no peito contribui para a criança ter dentes bem posicionados, além de exercitar os músculos responsáveis pela mastigação e deglutição dos alimentos?
...pesquisas recentes afirmam que a criança que mama no peito tem melhor desenvolvimento escolar?
Então Belinha é claro que todos esses itens são importantes o duro é seguir a risca né, mas os BBS são muito espertos sabe aquela historinha de estimulo, resposta e reforço esta é onde eles nos testam, chorou tenho o que eu quero e de forma mais fácil é claro “mamadeira” é muito mais fácil mas faz um mal danado para esse tchucos kkkk...
Um grande beijo e muito sucesso com a sua pequenininha !!!!!
Vc viu que eu já te falei onde eu vou morar quer dizer o bairro é um lugar super simples : ARLINGTON
Está certa Belinha. Acredito que nao exista uma única regra. O que funciona pra uns pode nao funcionar pra outros, e assim vai. É igual personalidade, cada um tem a sua.
ReplyDeleteVocê está sendo uma maezona já!!! Parabéns.
Eu admiro sua postura... eu nunca pensei assim... e sabe, devia ter pensado um pouquinho mais...
ReplyDeleteMeu filho é feliz, muito feliz... brincalhão e se diverte bastante, bem desenvolvido... acho que não foi mal o jeito que eu criei até agora...
cada um tem seu jeitinho e o filho aprende e respeita o jeito dos pais, pelo menos eu acho que sim!
Beijos
E ISSO AI AMIGA.
ReplyDeleteFICO FELIZ Q TENHA DADO CERTO AS MAMADAS E MAMADEIRAS..OLHA, EU BOMBAVA MEU LEITE TBM, E VC SABE Q A RAFA SEMPRE MAMAVA NO PEITO E TINHA DE DAR MAMADEIRA LOGO DEPOIS,PQ ELA QUERIA MAIS!!
OBVIO Q CADA BEBE MAMA O Q O COPRINHO DELES PRECISAR! NAO HA REGRA MEEEESMO! CADA BEBE SABE O Q PRECISA, O QUE QUER, ASSIM COMO A GENTE NAO SE CONTENTA COM MEIO COPO DE COCA COLA, ELES TBM NAO.
SABE AMIGA, RAFINHA ESTA DEMANDANDO MTO, COMIGO ESTA SENDO ASSIM: TO DANDO PEITO, TUDO Q ELA QUIZER E SE ELA CONTINUAR CHORANDO DE FOME, EU COMPLEMENTO COM NAN, OU LEITE DE SAQUINHO, METADE LEITE, METADE AGUA COMO MEU MEDICO DISSE, E TA DANDO CERTO.
EU NOTEI, Q O NAN RESECOU ELA, E ELA TEM DE FAZER FORÇA PRA FAZER COCÔ, ENTAO QUANDO ACONTECE ISSO, DOU LEITE DE SAQUINHO REBAIXADA ENTENDE?
MAS QUANDO VEJO Q ELA TA FAZENDO COCÔ DIREITINHO, DOU DE MAMAR DO MEU PEITO, E COMPLEMENTO COM NAN DE NOVO, PQ VEJO Q ENCHE MAIS A PANCINHA DELA.
ENTAO, A GENTE TEM DE OBSERVAR MESMO, E IR ADAPTANDO TUDO ISSO, CADA MAE AO SEU FILHO, POIS NAO TODOS SAO IGUAIS.
VC ESTA CERTISSIMA!
TAVA COM SAUDADES DE VCS AMIGA, Q BOM Q VOLTOU A POSTAR. AS VZS FALTA TEMPO, E OUTRAS VONTADE NEH? A GENTE TEM DE DESCANSAR O MAXIMO Q PUDER, JUNTO COM ELAS SE PUDER!!
MAS ME DIGA UMA COISA, QUEM ESTA TE AJUDANDO A CUIDAR DA CHEYENNE??? FIQUEI CURIOSA.
BEIJOS.
bem, a filha eh sua acho que deve fazer como eh melhor para ela e melhor para ti tbm. Afinal de contas voce nao deixou de existir porque ela nasceu certo?
ReplyDeleteA chupeta eu dei para minha filha na maternidade, assim que ela nasceu e eu nunca tive problema dela ficar pendurada no peito. Muito pelo contrario ela dormia horas e mais horas,a chupeta foi a minha aliada por muitas vezes, quando ela abria o bocao a chorar e nada a fazia parar a chupeta sempre me socorreu.
Quanto a mamadeira, eu acho valido durante a noite se o seu leite nao esta segurando ela. Alias, ela ficar acordando toda hora estressa o bebe e estressa a mae.
Ja a cadeira, acho que se pudesse acostuma-la a dormir sozinha eh melhor. Pois, por enquanto ela ainda eh pequena e levinha mas em breve estara uma bolinha de bochechas cor de rosas =D e aja bracos ne ?
Digo isso, pois acostumei a minha baby a dormir sacudindo e quando ela estava com 6/7 meses ela brigava com o sono e eu eh quem pagava a conta era eu. Depois que cheguei aqui nos EUA fiz amizade com uma americana com um babby de um ano e ele dorme sozinho ( que coisa facil! =]) ela coloca ele no berco com uma musica calma de fundo e ele dorme sozinho. Quem me dera se eu tivesse feito isso no meus tempos rsrsrs
Mas cada baby tem uma mania diferente =)
Bella, eu nunca mamei no peito (sou filha adotiva), chupei chupeta por um bom tempo, todo mundo criticou minha mae dizendo que meus dentes ficariam tortos etc, mas eu fui a unica da familia que nao precisei de aparelho, gracas a Deus sou saudavel, sempre tive otima diccao e dentes certinhos.
ReplyDeleteNao critico as pesquisas, mas eh tudo muito relativo, por isso concordo que voce deve seguir seus instintos.
bjs
Bela, vim aqui conhecer a sua história e lendo seus posts, relembrei várias coisas das minhas dúvidas, minhas tentativas...
ReplyDeleteSei que informação é uma grande ferramenta, e as vezes a gente testa coisas que nunca foram usadas e voilá, dá um super resultado.
As regras e teorias são lindas, mas nem sempre atingem o resultado esperado, mesmo sendo repetido e criada a tal da rotina que os bebes precisam.
Minha bebê, hoje quase com 2 anos, ficava grudada no meu peito o dia todo, não aceitou chupeta e eu complementava com leite em pó (esqueci o nome, mas não era nam não)na mamadeira. Evitava isso durante o dia, e atacava de mamadeira a noite. Foi o jeito que consegui.
beijo, boa sorte!!