Tuesday, May 24, 2011

O favor da chupeta

Esse assunto eh meio polemico entre as mamaes e especialistas ne? Muitas sao a favor, outros contra e cada com sua teoria.

Acho que existem muitos mitos por traz desse consolo para as criancas. Uma delas que sempre ouvimos eh de que vai entortar os dentes, isso sou prova viva de que nao acontece. Eu chupei chupeta ate quase 7 anos, nao dormia sem, e ainda fazia barulho com ela, e meus dentes sao os mais retos da minha casa, meus irmaos que pararam de chupar a bendita antes dos 3 anos de idade ja tiveram que usar aparelhos para consertar os dentes tortos. Se uma crianca tiver que ter a denticao torta, nao vai ser a chupeta que vai consertar ou desconsertar...

Outro motivo interessante que descobri em uma das minhas leituras eh que a chupeta diminui o risco de Morte Subita em bebes, isso porque o ato de chupa-la previne o bebe de respirar muito profundo e ajuda a manter a passagem nasal e oral aberta. Legal, ne?

Eu ja decidi que vou dar a chupeta para minha bebe, se ela quiser ( Nao Pode Forcar tb!). Mas so vou fazer isso depois de algumas semanas, porque eh muito comum recem nascidos confundirem o peito da mae com a chupeta no inicio e chorar bastante por nao estar se alimentando direito. Assim que a gente souber os horarios da bebe, e perceber que ela ja reconhece a fonte de alimentacao dela ( o que nao demora muito tb, por causa do cheiro e temperatura da mamae), eu dou um extra consolo pra ela :)

Sinceramente acho melhor dar uma chupeta, do que a crianca encontrar consolo nos dedos...ai crianca chupando o dedo nao me atrai...

(...)

De alhos para bugalhos

Gente, nao estou conseguindo comentar em nenhum blog, e tb nao consigo visualizar meus seguidores, o que me deixa chateada pq nao posso retribuir seguindo o de ninguem. Se alguem passou por isso e sabe a solucao do problema, eu agradeco a ajuda!!

Bjs

5 comments:

  1. Eu também chupei chupeta até os 7 anos e meus dentes seriam perfeitos se não fossem os sisos empurrando. Mas antes deles, eram sim!
    A princípio não darei, caso o bebê sinta falta ou faça meu peito de chupeta aí sim...

    Beijosss

    ReplyDelete
  2. Eu vou evitar. Nem sei se vou oferecer, e se oferecer será sob muita supervisão, só a noite... Essas coisas... rsrs. Mas não sou radicalmente contra não...

    ReplyDelete
  3. Ai Bela, a melhor coisa eh evitar o dedo. Melhor dar a chupeta. Eu chupei dedo ateh os 12 anos de idade acredita? Mas meu caso foi diferente, eu jah chupava o dedo dentro da barriga da minha mae! Entao foi muito dificil de me livrar do habito. Meus dentes nasceram todos tortos, inclusive a formacao do meu rosto, o lado direito eh mais "levantado" que o esquerdo. Eh disproporcional. Usei aparelhos pra arrumar os dentes, ficaram certinho, mas o alinhamento dele vai "subindo" tb pro lado direito. E eu odeio quando sorrio em fotos, porque parece que meus dentes do lado direito sao mais curtos que os do lado esquerdo. Culpa do bendito dedo. Chupeta eh bem melhor!!!

    ReplyDelete
  4. Se o Rafa quiser e precisar eu vou dar! Inclusive já tenho algumas compradas! Não sei se vou fazer certo ou errado, mas leio em muitos lugares que a chupeta acalma a criança. Acho que vou preferir ve-lo tranquilo...
    Mas tb conheço casos de crianças que não gostam e não pegam de jeito nenhum. Na verdade vai depender mais dele do que de mim, mas contra eu não sou!
    Bjs
    Dani

    ReplyDelete
  5. Adorei o blog e estou te seguindo!!!!
    Bjs, Re

    ReplyDelete