Monday, September 19, 2011

Dicas que me ajudaram

Adotei alguns metodos com a minha bebe para facilitar minha vida e ate agora estao ajudando e  muito a criar uma rotina de horarios e costumes (saudaveis) para a minha sanidade mental e para a felicidade da minha filha.

SLING PARA COLICAS!
Gracas a Deus, o choro de colicas nao apareceram por aqui por uns tempos, de vez em quando ela  tem gases, dai posiciono-a de pernas encolhidas dentro do sling, ela solta tudo e fica tranquila, alem de acalma-la muito mais rapido.

DE OLHO NO RELOGIO!

Aprendi em um livro ( esqueci o titulo agora) que os bebes nao aguentam ficar mais que 90 minutos acordados sem se cansarem depois disso, adotei esse metodo com um bebe que cuidei por 4 meses e funcionou. Agora estou fazendo o mesmo com a Cheyenne  DURANTE O DIA e posso dizer que funciona MESMO, se ela acorda 2pm, as 3:30 ela ja esta pronta para dormir novamente. Claro se seu bebe, tem sono antes disso voce nao vai estimula-lo para aguentar os 90 min.

CHARUTINHO

Sempre vi minha mae fazendo com meus irmaos, fiz com os bebes que cuidei, e faco o mesmo com a baby. Enrolar o bebe com um pano leve ou cobertor apertado segurando os bracinhos para baixo de forma que nao mexam, serve para a crianca parar de se debater e prestar atencao no que voce fara com ele: balancar, dar chupeta, ou o que vc precisa fazer. No meu caso, eu enrolo-a SEMPRE para dormir e para acalma-la quando ela esta nervosa.

BARULHO

Comprei um radio relogio que vem com 10 diferentes sons ( cachoeira,  som da chuva, ventilador, floresta, etc) e ligo toda as vezes que eh hora de dormir, antes de eu comprar o aparelho, eu usava o ventilador ou o secador ( pode ser aspirador de po, torneira ligada) com a baby funciona maravilhosamente, ela para de chorar para ouvir o barulho. O radinho fica ligado sagradamente em todo o sono!! :)

AMAMENTACAO

Esse assunto vou fazer um post a parte no dia de mais coragem. Mas ja que estou falando de  rotina, deixa eu comentar como anda a da baby. Ela mama em torno de 100, 120 ml de 3 em 3 horas de leite materno durante o dia. As vezes, na mamadeira, as vezes no peito.



RESUMINDO

Juntando as dicas, fica mais ou menos assim a rotina da Cheyenne:
Ela acorda, vejo a hora que ela acordou, dou mamar, brincamos, conto 90 min, "amarro-a" no charutinho ( wrap), ligo o barulho da chuva, dou chupeta, balanco a no meu colo, e pronto, 10 min no maximo ela esta dormindo, dai eh berco, ou balanco (swing).

E corre para fazer as coisas, ou dormir (rs) Bela Mamae pq daqui a pouco comeca tudo de novo :)

A noite sigo a mesma rotina, mas ela ja dorme entre 4h, 4h e meia, acorda so para mamar e volta a dormir em seguida, sem o intervalo de 90 minutos ( Gracas a Deus!)


Quem quiser mais dicas desse ritual, pode encontrar no livro THE HAPPIEST BABY ON THE BLOCK by Harvey Karp, ( O bebe mais feliz do pedaco).

Beijinhos  e espero que essas dicas ajudem alguma mamae!!

9 comments:

  1. vou te contar como è por aqui:

    sling: usei algumas vezes, e ela nao reclamou, acho atè q gostou da posiçao, pois dormiu todo o tempo. Mas ainda nao sei coloca-la sozinha, preciso de ajuda na hora, afff. Preciso treinar nisto.

    Relogio: sao taaao mas taaao esquecida amiga que tenho um caderno, acredite ou nao, na mesinha q fica ao lado de minha cama, com os horarios da troca de fraldas e das mamadas e quantidades. Quando ela mama suficiente eu anoto SUFICIENTE, mas quando ela mama menos eu anoto a quantidade, pra depois saber pq ela ta querendo mais do normal. Isto tem me ajudado MUITO! porque quando eu nao anotava, eudemorava muito pra trocar as fraldas, agora nao passa de 3 hs. So de noite, q ela dorme 4 hs ou um pouco mais, mas geralmente sao 4 hs.

    charutinho: ela ODEIA ficar com as maozinhas pressas.Se a deixar assim, ela grita ate ficar vermelhona. As maozinhas por aqui, sempre estao soltas, e em movimento rsrs.

    barulho: dorme tranquilamente mesmo q tenha gente conversando no quarto. mas se asusta asvzs com alguns sons.

    Amamentaçao: leite materno, e leite de saquinho, metade leite, metade agua. Pois a leite em pò, tipo Nan, resecou, e saiu perebinhas, entao nao dei mais.

    Queria saber se ela dorme com vcs ou no berço. Por aqui graças a Deus ela ja esta dormindo em seu bercinho, uma fofa!!

    Coloca fotos dela pra gente amiga, saudades de minha sobrinha.
    bjs.

    ReplyDelete
  2. Caracas flor! Isso aqui vale ouro hahaha. Já copiei! Minha Ana Luísa chegam em, no máximo, 5 semanas \o/ Beijocas

    ReplyDelete
  3. q bacana... li suas dicas e lembrei na hora do livro NANA NENE... q fala justamente isso.. a rotina do bebe deve ser :hora de mamar/hora de ficar acordado/hora de dormir. E que quando os bbs pulam alguma dessa etapa, acaba ficando inquieto...

    ReplyDelete
  4. Poxa! Sua filha está numa ótima rotina. Parabéns por ter conseguido!! Espero conseguir fazer assim também.
    Bjos

    ReplyDelete
  5. Oiii. É a Yasmin, do Cores da Mamãe, mas eu mudei de blog... Dá uma passadinha lá no novo... (:
    A rotina da Alice é bem parecida... Sling pra tudo, e não fica muito tempo acordada, senão fica irritadinha. O charutinho funcionou no começo, mas agora Alice ODEIA com todas as forças que suas mãos fiquem presas... Mas vejo que por aí está tudo tranquilo não é mesmo? Aqui também, Alice está começando a dormir a noite inteira, uma delícia. rsrs! Vou responder seu email jájá... E linkei você no meu blog novo e estou seguindo... Beijooos flor!

    ReplyDelete
  6. menina...que boas dicas!!! beijos pra vc e a nenê!

    ReplyDelete
  7. Ótimas dicas, algumas delas até usei pro meu filho viu.

    Acho ótimo essa coisas de compartilhar, sempre aprendemos uma nova!!

    Beijos pra você e pra pequena!!!

    ReplyDelete
  8. Legal essas dicas, do sling então, não tinha pensado nisso !!!

    bjusss

    ReplyDelete