Monday, August 29, 2011

Quarentena, Resguardo, Dieta...

Bom toda gravidinha sabe que depois que o bebe chega precisamos de um tempo para nos recuperar do trabalho de parto, mesmo nao sendo tao longo como o meu, eh cansativo, e mesmo sendo parto normal, as coisas nao sao 100 % na mesma semana.

Fora isso, tem um dos fatores principais na minha opiniao, o SONO, assim como o bebe precisa se adaptar a uma rotina, o que demora um tempo, e assim eh para a nova mamae, ficamos acordada por um bom tempo, por isso a dieta eh tao importante ter pessoas ao nosso redor para podermos descansar o maximo que o bebe estiver descansando... ( Eu quero minha maaaaae). Embora tive alguem da familia por 20 dias, eu nao pedi para fazer os afazeres de casa a nao ser cozinhar. Detesto abusar das pessoas...

Para mim nao esta sendo muito facil, amo dormir e faco isso o maximo que posso, mas quando se trata de ver minha casa empoeirada, roupa para lavar, e coisas fora do lugar, me pergunto : " Ate que ponto eh fazer demais? Eh abusar? Ate que ponto eh considerado nao quebrar a dieta?

Bom para essas perguntas que parecem bobas achei algumas curiosidades e vou compartilhar com vcs:

Quarentena ou resguardo são nomes populares para designar o puerpério, etapa da vida da mamãe que começa depois do nascimento do bebê. Além dos cuidados com o novo membro da família, a mamãe precisa também cuidar da sua recuperação pós-gestação e pós-parto.
Existem verdades e mentiras em torno dessa fase. O ideal é procurar o seu médico obstetra e ter uma boa conversa para que todas as dúvidas sejam esclarecidas.
O puerpério pode ocorrer até a sexta ou oitava semana pós-parto, período onde os órgãos reprodutivos voltam totalmente ao seu estado normal, como o útero, que durante a gestação cresce 50 vezes o seu tamanho e precisa desse tempo para se recuperar.
A região onde a placenta se encontrava ficam pequenas feridas que se cicatrizam durante o puerpério. Se esse período não for respeitado, as feridas não cicatrizam e a mulher corre o risco de ter uma infecção. Febre é um sintoma de infecção. Se isso ocorrer, vá imediatamente ao médico, recomendação feita também caso o sangramento normal após o parto não diminuir até o 40º dia.
Vida de mamãe não é fácil - A episiotomia (corte entre o ânus e a vagina para facilitar a passagem do bebê) pode ser necessária durante o parto normal. São dados alguns pontinhos, portanto, a região pode ficar inchada e dolorida. Para aliviar o inchaço, é aconselhável colocar uma bolsa de gelo.
Se a dor aparecer na hora de ir ao banheiro, o médico pode indicar laxantes para facilitar as primeiras evacuações. Lembre-se, mamãe: a realização da higiene é mais do que necessária, fazendo um banho de assento com produtos recomendados pelo médico.
As atividades do dia-a-dia devem ser retomadas aos poucos; a mamãe precisa descansar. Dormir é essencial para evitar cansaço e irritação. Isso não quer dizer que necessite ficar deitada a quarentena inteira. Os exercícios que a mulher faz para sentar, levantar e andar estimulam a musculatura abdominal a voltar ao normal – depois de 15 dias a musculatura já recupera 70% da sua forma anterior.
Carregar peso, como o filhote mais velho, deve ser evitado pelo menos nos primeiros 30 dias.
Verdade ou mentira? - Dois mitos muito difundidos são que nesse período não há chances de engravidar e que não se deve lavar a cabeça. Quanta mentira. Embora a possibilidade engravidar possa estar reduzida por causa da amamentação, o risco existe, sim, e por isso a prevenção é necessária. E já no primeiro dia a mamãe pode lavar a cabeça.
Mais uma verdade: o cabelo cai devido à alteração da taxa de alguns hormônios da mulher nessa fase. Fique tranqüila, é algo passageiro. Respeitando as transformações do seu corpo, o puerpério passará sem maiores transtornos e preocupações. E pensar que o papai não sofre nada disso. Pode?
Cuidados - A dor é o termômetro do esforço da mamãe. É a própria mulher quem vai impor o limite na sua vida diária. Normalmente, em 45 dias a mulher já faz os serviços de casa sem dificuldade. Exercícios físicos são proibidos. Nadar e caminhadas somente depois de 45 dias. Ginástica e corrida depois de dois meses e para os esportes coletivos deve-se esperar três meses.
O ato de dirigir um carro, pisando nos pedais, requer o trabalho da musculatura abdominal e do períneo (região entre o ânus e a vagina), prejudicando a cicatrização, e isso impede a mulher de dirigir no primeiro mês pós-parto.
Outro impedimento no primeiro mês é o sexo. Os vasos do útero onde antes ficava a placenta estão abertos, como já comentado, e há risco de contaminação e infecção. O atrito do pênis durante a penetração também causa dor. O sexo deve começar devagar e gradualmente.

Fonte:http://guiadobebe.uol.com.br/quarentena-mitos-e-verdades/

Para meninas que sao paranoicas com limpeza e organizacao com a casa, aconselho voces aprenderem a pedir favor, deixar as pessoas ajudarem, ou simplesmente usar uma faixa nos olhos para nao ver a desorganizacao por esse periodo de recuperacao, porque no dia que abusa doi demais e nao eh nada legal, sem contar o que as pessoas mais experientes contam que podemos nao sentir agora, mas quando ficamos mais velhas, podemos sofrer as consequencias da " quebra da dieta".


Entao garotas, vao com calma e descansem o quanto puder!!!

bjs

5 comments:

  1. Putz, eu quebrei a "dieta" bem rapidinho. Mesmo com as dores, eu fazia tudo. Não conseguia ficar quieta. Acho que com 10 dias eu já estava dirigindo, arrumando a casa... Até o momento não tive nenhum problema com isso, mas não forcei a barra, fiz o que meu corpo aguentou. Só não vejo a hora de voltar pra academia... rsrs!!!
    Beijoos

    ReplyDelete
  2. Adorei as dicas, Bela!! REalmente temos que respeitar a quarentena para que a recuperação seja boa. Bjs

    ReplyDelete
  3. Aiii Resguardo é uma tortura porque a gente tem vontade de fazer tudo... eu tinha pelo menos... mAs daí eu pensei, vou ter apenas esses 40 dias pra e pro bebe exclusivamente, não custa tirar essa folguinha, pelo menos uma vez na vida!!!
    hehehehe


    Eu diria pra aproveitarem e sim pedirem pra alguem organizar, nao importa se nao tá do seu jeito, aproveita pra voce, pro bebe e pra principlamente descansar!!

    Beijos

    ReplyDelete
  4. Oi flor,
    obrigada pelo carinho la no blog, to chegando e vou te seguir ta?
    Linda sua boneca!
    Abracos

    ReplyDelete